JOGOS VORAZES A Esperança Parte 1


Geeeente estou aqui para relatar minha experiência na Pré-estreia de Jogos Vorazes - A Esperança Parte 1 que se mostra um filme político e de estrutura social.  Ao todo a Saga faz uma metáfora sobre um passado de guerras, que se para manter a paz, a única solução encontrada pelo governo foram os Jogos.  Mas agora temos uma rebelião motivada por uma guerra televisiva.

O Povo de Panen se ver oprimido a matarem-se, para pura diversão dos mais abastados e em troca eles fazem esses próprios oprimidos entenderem, que isso é o preço a se pagar em troca de "ruas mais seguras", mas que não ha mais direitos civis de liberdade ou democracia... Não ha liberdade de expressão.

Após ser resgatada do Massacre Quaternário pela resistência ao governo tirânico do presidente Snow (Donald Sutherland), Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) está abalada. Temerosa e sem confiança, ela agora vive no Distrito 13 ao lado da mãe (Paula Malcomson) e da irmã, Prim (Willow Shields). A presidente Alma Coin (Julianne Moore) e Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman) querem que Katniss assuma o papel do tordo, o símbolo que a resistência precisa para mobilizar a população. Após uma certa relutância, Katniss aceita a proposta desde que a resistência se comprometa a resgatar Peeta Mellark (Josh Hutcherson) e os demais Vitoriosos, mantidos prisioneiros pela Capital. 


Katniss agora descobri que a revolução acaba de despertar graças a ela, e que se tornou o maior símbolo. Ao contrario dos outros filmes, onde vemos uma heroína forte, ela se mostrou mais frágil emocionante em diversas cenas a qual desaba em choro. Todo o Distrito 12 foi bombardeado e poucos foram os que conseguiram escapar e buscar refugio. Uma cena muito pesada é quando ela volta na rua principal do 12 e encontra milhares de corpos queimados e ela pisa em um crânio, realmente não tem como continuar forte. O filme ganhou um tom mais sombrio, em tons pastel deixando o glamour dos dois primeiros de lado.

O que nos vemos agora é uma luta politica. Plutarch e a Presidente Coin querem Katniss como símbolo da Revolução e usar sua imagem para incentivar os outros Distritos. Enquanto Peeta que ficou na Capital, está dando entrevistas apoiando a Capital e pedindo o fim da guerra. Ele é visto como um traidor, e sofre torturas na Capital mas mesmo assim em outro prótons consegue avisar de um bombardeio ao 13. Então a guerra se dar pela propagandas, em que os rebeldes invadem o sinal da Capital e mandam prótons da rebelião.  .

Falando em excelente elenco, muito bom ver as breves participações de Philip Seymour Hoffman, que são mais do que se esperava, tendo em vista que algumas das falas do seu personagem foram cortadas por causa de seu falecimento em fevereiro, durante as filmagens. Do jeito que ficou seu personagem continua bastante presente, exceto em uma sequência em que Julianne Moore, a presidente dos rebeldes, fala dele como se ele não estivesse mais entre nós, como numa aparente e discreta homenagem.




É muito difícil falar do filme sem dar Spoller, já que Katniss odeia o Snow e quer ver o povo livre desse governo opressor, mas tudo o que ela faz é por Peta. E realmente Snow descobriu sabe seu ponto fraco, agora ele sabe que ela gosta do garoto e vai usar isso a seu favor.

Uma graça do filme é Effie, que no livro aparece apenas no final, mas na adaptação ela foi levada como refugiada e é a única cor do distrito 13 e que rende muitas cenas cômicas. Mas o auge do filme sem duvidas é a canção Árvore Forca (The Hanging Tree) canta pela própria Jennifer Lawrence que não sai de sua cabeça. 

O poder que isso traz para a critica midiática que o filme faz é enorme. E infelizmente tão real e contemporâneo; que Jogos Vorazes poderia facilmente assumir o papel de filme de terror. Outro ponto positivo e a dualidade e dubilidade que os personagens assumem aqui. Onde cada ação traz uma reação adversa, igualmente e potencialmente destruidora

Não se há muitas cenas de ação e era oque eu já esperava do filme. Eu tentei evitar no máximo ver qualquer trailer ou teasers, por que sabia que ia aumentar minhas expectativas e eu ia me decepcionar. Katniss sai em diversas vezes com sua equipe para realizarem gravações, uma cena muito pesada é o bombardeamento do Hospital e quando a represa é destruída.

Também estava questionando muito onde o filme seria dividido e talvez esse filme não deixe o telesptador que não acompanha a serie satisfeito, por que a divisão atrapalhou muito a história, deixando todo o barato para o próximo filme e que nos resta a esperar agora. 

Então gente é isso,  vou dormir que estou morto de cansado. Cheguei do cinema eufórico e vim escrever tanto para cá como para o outro blog. E não deixem de ir conferirem no cinema!
Abraços!


Você pode gostar também

0 comentários


@flahvioh