O Sol é para Todos - Harper Lee

Sabe aquele livro que todos devem ler pelo menos uma vez na vida? Este é O Sol é para Todos escrito por Harper Lee . E tem muita coisa que preciso comentar com vocês a respeito deste livro, por que realmente tocou o meu coração de uma maneira enorme. Calma! Não vai ter Spoiler.

SINOPSE: Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça. 'O Sol é Para Todos', com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações.
O livro de passa na década de 30 em um cidade do sul dos EUA chamada Maycomb. Ele conta a história Atticus, um advogado e pai solteiro que, cria seus dois filhos, com a ajuda da babá Calpúrnia, que é negra.  As crianças se chamam Jem e a menina Jean Louise, ou apenas Scout como é carinhosamente chamada por seus conhecidos. 

Scout  é uma menina de seis anos, muito travessa que vai contando suas aventuras e brincadeiras junto com seu irmão e um vizinho que sempre aparecia para brincar com eles. E sobre o seu olhar, vamos sendo apresentados, como funciona a sociedade na cidade de Maycomb. Na década de 30 os Estados Unidos havia muito racismo e descriminação contra os negros. E Scout mesmo assim, neste tom de brincadeira a qual ela narra a história, nós percebemos o quanto estamos sendo apresentados a uma sociedade extremamente racista. 

A partir da segunda metade do livro, o pai de Scout, que é um renomado advogado da região, resolve assumir um caso onde defenderá de um negro acusado - injustamente - de estuprar uma garota branca. Um branco defendendo um negro? Sim foi um escândalo para a sociedade que acreditava que um negro não precisava ser defendido, devia logo ser preso ou morto. 

E naquela época nos Estados Unidos um defensor de negro não era muito bem visto pela sociedade, sofrendo uma grande descriminação também. E a família de Atticus, que já não era tão aceita, por ser um pai solteiro, sofre grandes interferências com o caso do tribunal e o livro vai mostrando estas causas na vida das crianças.

Na escola Scolt começa a sentir a mudanças dos seus colegas com ela, de pessoas próximas de sua família a recriminando. A família agora, é tratada mal, sofre xingamentos e a menina acha isto tudo muito injusto e assim como o pai ela acredita na inocência do Tom Robinson. 

O livro é muito polêmico e considero atemporal, por que mesmo relatando uma sociedade da década de 30, o racismo ainda está presente em nossa sociedade. Ele foi publicado em 1960, mas é tão atual que parece que foi lançado em 2017. E se pararmos para pensar, isto não é uma coisa boa. Mostra o quanto ainda estamos em uma sociedade retrógrada. Por que ainda existe racismo racial e descriminação. E isto falo não apenas como negro, mas como pessoa isto é Revoltante! 

A linguagem usada no livro é bem doce, pois é narrada na pespectiva de uma criança. A ideia da autora foi dizer que a mensagem que o livro quer passar é tão forte que até mesmo uma criança consegueria entender.  E sem falar que ele possui lindos trechos marcantes que são super conhecidos até hoje. 

A cidade possui outros personagens que são muito interessante e possuem uma história para contar. E o tribunal mesmo sendo o foco principal do livro, existem outros conflitos importantes que aos poucos vão se resolvendo. Essa é realmente uma leitura que deveria ser feita por todos, pois além de nos emocionar, também nos faz refletir durante toda a leitura e principalmente depois que você a finaliza. 

Coisas que não sabia, o livro é um Clássico da literatura norte-americana, O sol é para todos (To kill a mockingbird) garantiu um prêmio Pulitzer à sua autora em 1961. E no ano seguinte, ganhou uma versão para o cinema que ganhou o Oscar de melhor filme. 

Não há como não amar este livro. Super indico! 

Você pode gostar também

1 comentários

  1. adoreei a resenha desse livro *-* . Mas eu já procurei pra comprar e nada, alguém tem alguma informação de onde posso encontrar ?

    ResponderExcluir


@flahvioh