JOGOS VORAZES: A Esperança Parte 2

Gente estou chorando, estou sem palavras para fazer essa resenha. Assim como em Jogos Vorazes: A Esperança Parte 1, também não vi trailer dessa última parte, por que como o livro é bem fraco, fiquei com medo de grandes expectativas, mesmo com momentos tão importantes para a Saga. Estou chorando por um motivos ... por saber que ano que vem não terá mais Jogos Vorazes. 

O filme retorna do ponto que Peeta foi resgatado e seus desvaneios em se envolver com Katnnis por considera-la sua maior inimiga. 
Ainda se recuperando do choque de ver Peeta (Josh Hutcherson) contra si, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é enviada ao Distrito 2 pela presidente Coin (Julianne Moore). Lá ela ajuda a convencer os moradores locais a se rebelarem contra a Capital. Com todos os distritos unidos, tem início o ataque decisivo contra o presidente Snow (Donald Sutherland). Só que Katniss tem seus próprios planos para o combate e, para levá-los adiante, precisa da ajuda de Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin), Cressida (Natalie Dormer), Pollux (Elder Henson) e do próprio Peeta, enviado para compôr sua equipe.
- SE VOCÊ LEU O LIVRO: 

O filme é muito fiel, as cenas, os diálogos, o destino de cada um. Só vai se decepcionar se suas expectativas estiverem na lua, mas isso não é um problema do filme. Para uma adaptaçao literária, está quase impecável, muito dificil ver um filme tão bem adaptado.
- SE VOCÊ NÃO LEU O LIVRO

Não será o filme da sua vida, não será a melhor coisa do mundo, não será totalmente surpreendente e não fugirá da proposta dos filmes do mesmo gênero, então, se você sabe o que esse tipo de obra tem a oferecer e mesmo assim quer assistir, faça de mente aberta e com a proposta de se divertir, não fique preocupado em assistir só para falar mal, neste caso pode-se aproveitar o seu tempo assistindo um filme do gênero que você gosta.

Mesmo fora da arena, Katnnis e seu pelotão estão sujeitos a armadilhas da capital para detê-los. Para Katnnis o mais difícil será conquistar novamente o amor de Peeta que se tornou uma arma mortal da Capital e a qualquer momento pode ataca-la. 
O filme é bem fiel ao livro sim, mas duas coisas me incomodaram bastante: a falta de sentimentos de Katniss (em especial), pois nos livros, depois que a Prim morre, ela acaba ficando traumatizada e demora um tempão para se recuperar desse choque (no filme ela continua a história como se nada tivesse acontecido, e depois dá só uma choradinha no final e acabou. Ela nem lembra mais que existe a Prim), isso sem contar na parte que o Finnick morre, na qual ela parece mais preocupada com o que o idiota do Gale está pensando dela do que se um de seus melhores amigos, que a ajudou em tantos momentos, está morto ou não. Outra coisa que me incomodou foi justamente a parte que a Prim morre. A Katniss acaba desmaiando, e assim que ela acorda, o Haymitch aparece e fala "A guerra acabou. Pegamos o Snow.". Sem mostrar absolutamente nada desse fim de guerra! Essa cena teve que ser passada para Woody Harrelson, com a morte de Philip Seymour Hoffman, que para mim fez grande falta. É assim que acabou no livro, é, mas no livro nós só temos o ponto de vista da Katniss. A frânquia abordou outros pontos de vista tantas vezes (principalmente nos dois primeiros filmes), mas não fez isso no momento mais crucial de todos, a captura do Snow e o fim da guerra? Pra que ter sentido, né...
Se você fez esses questionamentos, precisamos analisar primeiramente, que Jogos Vorazes não é uma saga cult. É um filme de mercado, de massas. Seria impossível e inimaginável o filme ocupar o lugar de '1984', por exemplo. O papel dele não é esse!  Ele não veio para mudar profundamente a sociedade e o cinema, e não veio com uma crítica certeira e forte a problemas sociais.  Ele mesclou parte isso, junto a um romance e um enredo feito para agradar um público juvenil e o mercado - bilheterias -.

Depois SIM, podemos analisar razoavelmente os filmes da saga, e em especial esse.
Falando sobre esse último, posso dizer que os personagens e o enredo são bem construídos, contém bastante cenas de ação, os efeitos são bem bacanas, e a história toda é bem desenvolvida.

Há alguns poucos pontos, onde ficaram algumas dúvidas, mas é impossível você ficar com vontade de encostar a cabeça e descansar, vendo o filme. Do meio, pro final então, é adrenalina direto.
Sobre a personagem protagonista, posso dizer que é uma das melhores e mais complexas que já vi, nos cinemas. A Katniss te surpreende a cada momento. A cada decisão! E ela cumpre exatamente com o seu papel, no final.
SPOILER - Desde o início da saga, já dava pra perceber que ela não tinha o interesse em virar uma líder, em vingar os mortos dos jogos, ou matar o presidente. Ela apenas questionava a forma como funcionava a sociedade, os jogos, a vida desigual entre capital/distritos, etc. Tudo isso, com aquele toque romântico, ingênuo, e - pode se dizer até - infantil. Pode ser dizer que ela tem características anarquistas, ou até comunistas, mesmo. Ela meio que rejeita o papel do Estado, num controle social.

A cena onde ela mata a Coin com a flecha, e deixa a população matar o Snow com as próprias mãos, diz muito disso. A partir daquele momento, o governo some! Ali não há um líder dos mais favorecidos, contra um líder da classe proletária. E me parece q é isso que agrada ela. Justiça! Enfim, é uma personagem alucinante!! Acredito q muitos só tenham ido aos cinemas, por causa dela. Ela quem levou as massas ao cinema. Talvez, já tenha até sua vaga garantida no time de grandes heroínas das telonas.

Agora deixa eu dizer novamente, Jogos Vorazes é uma saga feita para o mercado. Não esperem que dali saíra algo revolucionário, no sentido cinematográfico, social e crítico. É um filme que se junta a várias outras sagas - como Harry Potter, O Senhor dos Aneis, Divergente/etc, -, e tem como objetivo agradar seu público. Por isso que ele tem que ser analisado com muito cuidado. Porém isso não tira os méritos desse filme que foi intrigante e bem feito - do começo, ao fim -.

Já estou com Saudades! 

Você pode gostar também

0 comentários


@flahvioh