O Sorriso da Hiena

O Sorriso da Hiena, é um livro fantástico do autor brasileiro Gustavo Ávilla. Sabe aquele livro que conquista pela capa? Eu fiquei bastante curioso assim que vi. E claro você faz aquela pergunta, o que é o sorriso da hiena? 

A gente costuma ler tanta coisa estrangeira ou admirar autores internacionais que acabamos não procurando conhecer o que temos aqui. Eu adorei a maneira que o autor trabalhou essa história, por toda a pesquisa que ele fez e o raciocínio que ele usou neste livro. 

O livro começa com um momento bem tenso. Temos uma família em uma sala de estar cujo pai e mãe estão sendo torturados por um homem misterioso na frente de seu filho de apenas, que é obrigado a ver aquela cena grotesca. Os dois são mortos em um crime horrível e este homem misterioso, simplesmente deixa o garoto ileso. Este ato inicial, será marcante para todo o desenrolar do livro. 

Muitos anos após, Willian é um famoso psicólogo infantil, que nos tempos de sua graduação fez um estudo sobre o comportamento de crianças que visualizaram crimes e como elas crescem com isso. Como este evento macabro pode ter impacto sobre a vida delas. Porém ele nunca teve como provar de fato que suas teorias.  Até que ele recebe um e-mail com uma proposta bem inusitada.

David, foi o menino que falei no início e 24 anos depois, ele procura Willian, querendo entender o que aconteceu em seu passado. Por que aquele homem, escolheu sua família, por que crianças da mesma idade e como isso afetou sua vida. 

Até então, Willian, nunca teve um estudo de caso, todos os seus estudos forma feitos em cima de teorias e agora ele poderia ter oportunidade de finalmente trazer respostas para a sociedade. Com isso ele teria que concordar em ser cúmplice de uma séries de crimes. 

Outro personagem importante, a qual eu super me identifiquei foi Arthur, por que ele é bem complexo e extremamente bem construído.  Ele é um detive da cidade e fica encarregado de descobrir quem é o verdadeiro autor daqueles crimes junto com Beth sua parceira. Arthur é bem conhecido por seu raciocínio lógico e facilidade ligar pontos de crimes e descobrir o verdadeiro culpado. 

O legal é que ele sofre a Sindrome de Aspager, que é uma condição que não afeta a pessoa neurologicamente, ele não tem dificuldades de aprendizado ou atenção, pelo contrário, ele é bem esperto. Contudo, no convívio interpessoal ele tem muitas dificuldades, como entender piadas ou trocadilhos. O que o torna um personagem muito engraço. Em certo momentos eu pensei, eu acho que tenho a Sindrome de Aspager.

Casa momento do livro, é bem tenso e todos os personagem passam por transformações que você fica sem entender. O que deixa o livro cada vez mais interessante.

Sem dúvida, um dos melhores livros que li neste ano. 

Você pode gostar também

1 comentários


@flahvioh