Divergente


Oi gente? Finalmente eu consegui ver Divergente (Divergent, 2014) todo, pelo fato de trabalhar em um cinema me dar à liberdade de ver todos os filmes, mais como estou a trabalho, só consegui ver o filme todo hoje. Para vocês terem noção, devido ao feriado voltei a trabalhar na segunda e foi uma grande correria que não tive como ver o filme durante todos esses dias. E mais, o vi em partes, assisti o meio e fim na terça e hoje consegui ver o inicio. Mais deu para entender e compreender a sua mensagem. 

  
Então, a mensagem principal meio que podemos comparar com a de Jogos Vorazes (The Hungers Games, 2012) em que no futuro, o governo em medidas de garantir a paz e a sua supremacia, impôs medidas opressivas. Em Divergente todos são divididos em facções Abnegação, que é responsável pelo governo e sempre negar a si mesmo, em função do outro. Franqueza, responsáveis pelo setor judiciário. Erudição, formado por professores e pesquisadores, seriam os inteligentes. Amizade, os que cuidam da terra e são conselheiros. E por ultimo a Audácia, formada pelos corajosos e responsáveis por manter a segurança. 

Quando os adolescentes completam 16 anos, eles são convocados a uma cerimônia, onde fazem um teste para escolherem sua facção. Eles afirmam, em uma maneira alienadora que você já nasce com a sua facção, 'Facção antes do Sangue'. 
 
A protagonista da história é Beatrice, que junto com o irmão nasceram na Abnegação. Ela sempre soube que seu lugar não era ali, mais seu teste é inconclusivel, ela apresenta características que a enquadram em todas as facções. E nesse futuro, não se encaixar em apenas uma facção lhe torna uma ameaça para o sistema. Sem ter conhecimento e nem entender isso, ela escolhe deixar a sua família e partir para a Audácia, que sempre lhe despertou interesse.  .

Em sua nova facção, ela descobre que a adrenalina será sempre sua companhia. Em sua ida para a nova moradia, ela escala, corre atrás de um trem, depois se joga dele e mais uma vez se joga em um buraco sem saber o que há lá em baixo. São desafios que ela terá que enfrentar diariamente e, o risco de fracassar em uma série de testes, para que ela mostre que é corajosa, são grandes.  Apesar de não ter um grande preparamento físico, ela sempre se impõe em tudo. E isso é o barato do filme, ela é uma garota corajosa. Como a Katnnis Everden, talvez???

Na primeira fase ela sofre e apanha bastante. Sua única saída é treinar e não desistir. Depois de ser espancada em uma luta e ser expulsa da facção ela se destaca na prova de guerra e passa para a segunda fase. O indicio de ser Divergente é apresentar dificuldades durante a primeira etapa dos testes, mais conseguir se superar e, na segunda etapa se destacar. Tris como passa a ser conhecida na Abnegação, percebe o que acontece com ela e após uma conversa escondida com a Mãe, descobre que é Divergente. Não será fácil, passar nos testes e se esconder ao mesmo tempo. 

O sistema criado para manter a paz, parece ser apenas uma farsa, na verdade as facções disputam internamente entre si para, se manter no governo. A Erudição acusa a Abnegação de abrigar divergentes, aumentando suas acusações, quando Tris e seu irmão que também deixou a sua facção para ir para Erudição, maiores ainda. E também por antigas acusações contra o líder da Abnegação espancar o filho, o que fez deixar a facção, os levam a serem acusados de não estarem preparados para se manter no governo. Seu irmão, Caleb também não a apoia a favor da Abnegação, se encontra alienado pela facção que escolheu a Erudição.
 
Tris se ver sozinha e sem saber como lhe dar com tudo o que acontece. Na segunda fase, ela passa com totais vantagens nos testes psicológicos, o que desperta a inveja de alguns, que a tentam mata-la.  Mas é salva por um de seus treinadores Quatro, que  percebe o desempenho de Tris e descobre o seu segredo. Quatro, tornam-se seu aliados e a treina, para que consiga passar pelos testes, como alguém da audácia e não se revelando como divergente. E mais que aliado, os dois se tornam companheiros, porém sem romance.

Mais uma ameaça maior está por vir, a Erudição tenta tirar a Abnegação do governo por acusações de abrigar Divergente, facções de onde Tris veio. Agora, ele terá que lutar para salvar a sua família ao mesmo tempo em que tenta esconder ao lado de Quatro sua verdadeira natureza... Divergente.  
 
Não destaco muito coisa no filme, mais gostei muito da trilha sonora, não que fez um grande diferencial mais as musicas são belas. A história é muito interessante, sendo uma saga juvenil com visão de arrecadar milhoes. Mais gostei. A Shailene Woodley é linda e, se enquadrou perfeitamente no papel, mais não achei sua atuação convincente em várias cenas. Ela é um par perfeito com o Theo James, mais estou esperando mesmo por ela em A Culpa é Das Estrelas com o Ansel Elgort. Sou muito clichê rsrsrs



Você pode gostar também

0 comentários


@flahvioh