cultura
4 museus em Fortaleza que você precisa conhecer
Olá,querido leitores. Hoje resolvi fazer uma postagem bem legal, sobre os museus da minha Cidade. Eu amo, os museus e as exposições que tem daqui, me trazem uma paz de espirito tão grande, que é necessário compartilhar com vocês. Fortaleza é conhecida como a terra do sol, mas é pecado não agregar aos sinônimos da cidade, os espaços culturais. Então vamos lá conferir.
Museu do Ceará
A primeira parada é no mais importante, o Museu do Ceará que foi o primeiro que conheci e até hoje tenho ótimas lembranças e me deixaram tão encantado pela história da cultura da minha cidade. O Museu foi a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932, mas aberto oficialmente ao público em janeiro de 1933, com a denominação de Museu Histórico do Ceará. Inicialmente foi concebido como uma das dependências do Arquivo Público, situado na rua 24 de Maio, nº 238, no centro de Fortaleza.
Adaptado para o funcionamento do museu, o imponente edifício, que em si mesmo já é uma peça museológica, abriga uma exposição de longa duração aberta em 1998 e espaços de exposições temporárias que percorrem vários temas da História do Ceará, o Memorial Frei Tito (aberto em 2002), a sala Paulo Freire (criada em 2001 para receber os visitantes e sediar seminários, cursos etc), a Reserva Técnica, a sala do Núcleo Educativo, a sala da administração e biblioteca.
O Museu do Ceará possui um acervo bastante variado, resultado de compras e, sobretudo, de doações de particulares e instituições públicas. Entre moedas e medalhas, há quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras e armas. Há também peças de “arte popular” e uma coleção de cordéis publicados entre 1940 e 2000 (950 exemplares).
O Museu fica no Centro da cidade, Rua São Paulo, 51 - Aberto ao público de terça-feira a sábado, das 9 às 17 horas. Acesso gratuito
Contatos:
(85) 3101.2610 - 3101.2611
Casa de José de Alencar
Eu já estive aqui, por diversas vezes e é um ótimo lugar ara fazer piquinique. Situada no bairro de Messejana, em Fortaleza, a Casa de José de Alencar não é só um mergulho nas obras e vida do escritor cearense, mas também uma incursão na arte e na cultura do estado. Foi lá que nasceu José de Alencar, em 1829. Construído no século 18, o local tem, além da simples casinha que mantêm seu desenho orginal, uma biblioteca, a pinacoteca, um restaurante, ruínas históricas e museus.
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1968, a casa é um retorno à infância e histórias de José de Alencar. O lugar recebe visitas de segunda a sábado.
Museu da Cachaça
Este fica no Complexo do YPark que é um espaço maravilhoso e cheio de aventura. Claro que sua entrada não é gratuita e precisa de um transporte para chegar-la, mas vale muito apena, já que além de conhecer o museu, você tem direito a todas as atrações do park. Construído no século 19, o casarão que hoje abriga o Museu da Cachaça, em Maranguape – Região Metropolitana de Fortaleza, reúne a história da aguardente no Brasil em cada detalhe conservado ou nos recursos audiovisuais. No acervo, são encontrados mapas, documentos, fotos, filmes, máquinas, garrafas, equipamentos agrícolas, tonéis de bálsamo, dentre outros.
Em meio à paisagem serrana, o Museu guarda curiosidades, como o maior tonel de madeira do mundo, com capacidade para 374 mil litros (registrado no Guinness Book) e dois personagens em tamanho natural de resina, encenando o trabalho realizado na moenda, sendo uma homenagem à participação dos escravos na saga da cana-de-açúcar.
A cozinha do casarão guarda utensílios originais, como o fogão a lenha com fumaça. Já um canavial, localizado no centro do Museu e com iluminação natural, faz a ligação entre a história contada em documentos, maquetes e cenários com personagens animados e a produção artesanal da cachaça do século passado.
O estabelecimento ainda conta com uma série de opções de lazer ao ar livre: passeios de charrete (da década de 30), jardineira e pedalinhos no lago cercado de verde, próximo ao casarão.
Horário: Terça a domingo, 8h30 às 17h.
Museu de Arte Contemporânea - MAC
Este é o espaço que mais tenho frequentado. O Museu pertence ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e está localizado no tradicional bairro Praia de Iracema, em Fortaleza.
Foi inaugurado em abril de 1999, juntamente com todo complexo cultural. Foi aberto ao público com a exposição Dragões e Leões. A estrutura arquitetônica do MAC revela-se uma das mais adequadas dentre as instituições do país, atualmente conta com quatorze salas de exposição, área administrativa e a reserva técnica que possui um dos maiores espaço para conservação e restauro de obras do Brasil.
O Musel é aberto apenas com exposições temporárias. É um espaço para experimentação, com obras que instigam o olhar curioso do público do MAC pelas possibilidades plásticas que dialogam com questões que permeiam o cotidiano. Gosto muito, por que sempre tem algo novo e, faz com que o público do museu a conhecer e compreender melhor a reflexão que é feita na construção dos trabalhos de arte contemporânea.
Segundo o site, no momento, encontra-se fechado para montagem do 67º Salão de Abril.
Então gente, quem for aqui da cidade, entra em contato comigo e vamos conferir estes espaços tão ricos de nossa cidade, se não pode chamar os amigos, irmãos, primos, namorados e vão conferir. Para quem não é daqui, me conta quais são os museus da sua cidade, para eu conferir hahahaha.
Beijos e até mais!
0 comentários