5 Filmes baseados em fatos reais


Hoje é domingo e se você não for sai a noite, é muito bom ficar em casa vendo um filme com pipoca. Bom, eu gosto muito de filmes de sobrevivência, seja apocalíptico, ficção científica, epidemia, holocausto e selecionei para vocês algumas dicas de filmes que são Baseados em Fatos Reais que são emocionantes.

1º - LION - UMA JORNADA PARA CASA

Começamos por “Lion” (2016) que realmente assumo, que me fez chorar a nível hard. Eis um filme triste e cruel, mas com raios de esperança. Que longa mais lindo, sério! Sinceramente é difícil falar desse filme! É daquelas histórias que faz você perceber o tanto que é ingrato com a vida. Menção honrosa para o ator mirim que interpreta Saroo quando criança.


Quando tinha apenas cinco anos, o indiano Saroo (Dev Patel) se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfretou grandes desafios para sobreviver sozinho até de ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica.

2º - 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO

Me dói só de imaginar a época da escravidão tanto aqui quanto fora do Brasil. Filme tocante que se passa no período pré-guerra civil dos Estados Unidos. O que falar da capacidade de um homem fazer mau a outro homem? Esse longa é extremamente tocante e muito difícil de assistir. Tem cenas bastante realistas, de cortar o coração. Recomendadíssimo! Mas digam-me! Será mesmo que a escravidão acabou???

1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

3º - MENINOS NÃO CHORAM

Um ótimo filme alternativo que relata uma historia real, com um final extremamente chocante. Com atuação incrível de Hilary Swank um filme muito forte e marcante, falando sobre sexualidades e preconceitos.

Saiba como Teena Brandon se tornou Brandon Teena e passou a reivindicar uma nova identidade, masculina, numa cidade rural de Falls City, Nebraska. Brandon inicialmente consegue criar uma imagem masculinizada de si mesma, se apaixonando pela garota com quem sai, Lana, e se tornando amigo de John e Tom. Entretanto, quando a identidade sexual de Brandon vem público, a revelação ativa uma espiral crescente de violência na cidade.

4º - O IMPOSSÍVEL

Posso dizer que nenhum filme de tragédia que eu vi até hoje tenha sido tão contundente em mostrar o real drama das pessoas em catástrofes dessa magnitude. O impossível, filme simplesmente fantástico, retrata muito bem a realidade do tsunami na Tailândia, recomendo. Com efeitos visuais são sensacionais, mas não é isso que faz deste um grande filme. Além da história ser quase que inacreditável, uma família que sobrevive ao Tsunami de 2004 na Tailândia, tem-se ainda duas interpretações acima da média: Naomi Wats e Tom Holland que dão um show.


O casal Maria (Naomi Watts) e Henry (Ewan McGregor) está aproveitando as férias de inverno na Tailândia junto com os três filhos pequenos. Mas na manhã de 26 de dezembro de 2004, enquanto curtiam aquele paraíso após uma linda noite de Natal, um tsunami de proporções devastadoras atinge o local, arrastando tudo o que encontra pela frente. Separados em dois grupos, a mãe e o filho mais velho vão enfrentar situações desesperadoras para se manterem vivos, enquanto em algum outro lugar, o pai e as duas crianças menores não têm a menor ideia se os outros dois estão vivos. É quando eles começam a viver uma trágica lição de vida, movida pela esperança do reencontro e misturando os mais diversos sentimentos.

5º - CAMINHOS DA LIBERDADE

Os caminhos da liberdade Trata-se de uma viagem pela sobrevivência.  A saga é tão surpreendente que a gente até duvida se realmente aconteceu, mas sim, a odisseia ficcional veio de uma real.


1940. Sete prisioneiros do regime de Stalin na União Soviética aproveitam a nevasca para escapar de um gulag. Mesmo com poucas chances de sobreviver e a possibilidade constante de serem recapturados, eles enfrentam as condições adversas de clima para conquistar a liberdade.

Gostaram das dicas? 

Você pode gostar também

3 comentários

  1. Esses filmes são aqueles para chorar horrores. O impossível é o melhor!

    ResponderExcluir
  2. Tem outros gêneros tbm como Um crime americano, Lilya para sempre, O Exorcista que são muito bons

    ResponderExcluir
  3. Flah Eu amo filmes baseados em fatos reais, mas confesso que eu preciso me preparar psicologicamente para os dramas, mexem demais comigo.
    Assisti Into the Wild semana passada e gostei muito do filme, mas confesso que a história me deixou brava com o personagem. Ele é um cara muito teimoso e como mãe me deixou brava! Ontem assisti Lion e achei ainda melhor, chorei horrores, mas vale cada lágrima, que filme lindo.
    Vou ficar uma semana remoendo cada cena.

    Já assisti os outros também e fiquei com vontade de rever o Discurso do Rei, porque confesso que não me lembro mais.

    Esse Intocáveis é simplesmente perfeito, é um filme muito sensível e bonito, difícil até acreditar que seja baseado em fatos reais.
    Beijos
    Fabiana

    ResponderExcluir


@flahvioh